h1

O cronômetro não quer saber…

22 de fevereiro de 2011

Nossa vida realmente é uma grande surpresa! Quando menos a gente espera, acontece algo que muda seu dia e tudo fica melhor. Na última sexta-feira, cheguei 10 minutos atrasado na sala de aula, que, para meu espanto, encontrava-se escura e vazia. Após um telefonema para o amigo Diogo Ramalho, fiquei sabendo que a turma estava no Minas Tênis Clube.

“Legal!”, pensei. Lugar diferente. Nunca estive lá. Uma parada rápida para um suco e um pastel e rumo ao MTC. Afinal, eu já estava atrasado e, no meu caso, o relógio não quer saber!

Chegando ao local indicado, fui à uma sala onde estavam meus colegas de turma, o professor Ivan e o assessor de imprensa do Minas Tênis Clube, Ronaldo Inácio. Após um bate-papo, fomos conhecer parte da estrutura do MTC. E que estrutura!

Todas as quadras estavam repletas de pessoas, jovens e adultos, praticando diversos esportes: futebol, basquete, ginástica artística. Mas o que mais me impressionou foram as jovens senhoras jogando vôlei! Felizes, com disposição. Mais tarde, o professor Ivan disse que as pessoas chegam ao Clube às 5 da manhã para jogar peteca! Mas, e daí? O relógio não quer saber! Azar de quem fica dormindo… Azar é meu!!!

Fomos até as piscinas do MTC e tivemos uma conversa bem interessante com o assistente técnico da equipe de natação do Minas, Vaccari. Durante nossa entrevista, um atleta em treinamento ia e voltava, ia e voltava, até um momento em que ele parou. Visivelmente cansado, puxava o ar com uma certa dificuldade e parecia prestar atenção nas respostas que seu comandante nos concedia. Após uma ordem de Vaccari, o nadador realizou mais umas braçadas, fazendo jus à frase-título desse texto, dita pelo próprio Vaccari: “O cronômetro não quer saber!”.

Para cidadãos comuns, a vida é pautada e gerenciada por relógios. Pelo seu celular, na parede da sala, no seu criado-mudo ou no seu pulso. Não importa o modelo ou a marca. O importante são as horas e minutos. Raramente os segundos tem alguma importância. Mas não no Minas Tênis Clube! Não para seus atletas! É tudo no cronômetro! Cada milésimo de segundo é importante para eles, independente se são amadores em busca de um lugar ao sol, profissionais ou somente pessoas atrás de diversão e boa saúde.

Como o nosso relógio não quer saber e o cronômetro do Minas também não, fomos à arena para conversar com algum integrante da comissão técnica da equipe local. Para nossa surpresa, tivemos um agradável diálogo com o ex-jogador da seleção brasileira de basquete e atual técnico da equipe de Bauru, Guerrinha, que estava por lá para um confronto contra o Minas. Ele nos contou suas experiências e opiniões, sempre com muita simpatia e boa vontade.

Em seguida, tive a oportunidade de quebrar um certo preconceito que muitos brasileiros possuem em relação à argentinos. O atual técnico da equipe de basquete do Minas, o hermano Nestor Garcia, nos agraciou com uma ótima prosa. As diferenças entre o basquete brasileiro e argentino, experiências no exterior, a rivalidade entre os dois países e a paixão que os adeptos de Maradona tem pelo esporte. Tudo dito no bom, velho e eterno portunhol, com muita paciência e algumas risadas!

Extremamente interessante! É assim que classifico nossa visita ao MTC. Um lugar que merece ser acompanhado pelos amantes de esporte, frequentado pelos que podem e servir de residência/referência para nossos atletas de ponta… aqueles que no lugar de um simples relógio, usam um aparelho que nunca quer saber!

Anúncios

One comment

  1. Fiquei com inveja de ti depois de ler o post hehehe

    Pelo que li e imaginando, deve ter sido realmente uma grande experiência esta.

    Abraços,
    Jessica Corais



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: